Relato anônimo para o Dia Internacional Sem dieta #1

isso é só um desabafo. sintam-se livre publicar, citar, ou seja lá pra que isso sirva, se servir pra alguma coisa. eu acabei de ler sobre o dia int. sem dieta na página do facebook e, sinceramente, eu fiquei tremendamente emocionada. eu daria qualquer coisa pra que iniciativas assim tivessem tanta visibilidade como a propaganda da marisa, que encoraja pessoas a torturarem o próprio corpo pra atingir padrões alheios, principalmente durante minha infância e adolescência. digo isso como alguém que sofre de um transtorno alimentar crônico, que perdeu as esperanças de cura e só ambiciona uma vida funcional. não que eu acredite que a mídia tenha uma importância fundamental na minha condição, até porque a história dos transtornos alimentares data desde muito antes disso e envolve um emaranhado de questões ligadas à genéticas, dinâmicas familiares, percepções, habilidades, ambiente, e tantos outros fatores que apontar um grande culpado é impossível, e a mídia com certeza não seria um deles, mas a mídia É SIM um FACILITADOR, e faz com que comportamentos altamente destrutivos e doentios sejam vistos como aceitáveis e até encorajados. permitindo que pessoas se para dirijam cada vez mais perto de um abismo, sob os olhares de aprovação e aplausos de amigos e familiares. se meu comportamento não fosse sinônimo de disciplina e controle, e uma característica bem vista no quadro da filha perfeita e virtuosa, meus gritos por ajuda silenciosos teriam sido ouvidos com anos de antecipação e hoje, talvez, eu estivesse em outra posição. tenham em mente que esse tipo de campanha pode salvar a vida de muitas pessoas e vcs nem imaginam o quanto eu fico feliz por ver que existem pessoas que se importam. beijos.

Deixe um comentário

