Dia Internacional da Mulher

É amplamente conhecido que dia 8 de março é o dia internacional da mulher. O que talvez não seja tão compreendido é o significado desta data. Eu, Felipe, me proponho a fazer algumas considerações que espero sejam úteis para ajudar os homens a entenderem alguns aspectos desta data.

O primeiro grande questionamento é: quais são as mulheres que são prestigiadas pela data? Creio fortemente que o 8 de março deva ser um dia em que nos questionamos as construções dos gêneros; quem é mulher? O que torna uma pessoa uma mulher? Determinadas características tornam alguém mais mulher que outras? Talvez os questionamentos pareçam absurdos se postos assim, porém surgem de diversas discussões e, inclusive, de homenagens ao dia da mulher.
A categoria de mulher (assim como a de qualquer gênero) não pode ser restringida por características físicas, psicológicas ou biológicas se desejar ser tida como universal, A definição de mulher não pode apagar mulheres negras, proletárias, trans* ou com deficiência. Esta discussão é tida em maior profundidade no primeiro capítulo de Problemas de gênero da Judith Butler.

Dia 8 de março: não dê bombom, nem florzinha. Dê respeito.

O segundo grande questionamento é: esta noção de presentear e parabenizar mulheres no dia da mulher apenas reforça a necessidade de uma data política para discutirmos gênero na sociedade. Apesar de que o nome talvez engane a primeira vista o dia internacional da mulher é uma data sobre mulheres, homens e pessoas que se identificam fora deste binário. É uma data para questionarmos os signos que associamos a cada um destes gêneros, é uma data para questionarmos os papeis de gênero, é uma data para lutarmos todos em uma só voz pela equidade.
Dar presentes ou parabéns não apenas tira o foco da luta que ainda temos a travar, como acaba, ironicamente, reforçando diversos padrões machistas. As supostas homenagens servem para objetificar mulheres, para definir padrões de feminilidade, que excluem e marginalizam cada vez mais as mulheres que não estão inclusas nestes padrões. As mulheres que se contentam com presentes, ou que são levadas a crer que esta é a proposta da data, acabam não se impondo e lutando por direitos iguais.

O terceiro grande questionamento é:  não adianta protestar e dizer que luta junto no 8 de março e ignorar a luta pelo restante do ano ou não rever suas próprias atitudes. Nas lutas das minorias vejo muitas pessoas dizendo que apoiam a luta por direitos iguais, mas como se em menção a algum direito subjetivo, que apenas faz sentido (e é considerado um direito) na mente desta minoria. Estas pessoas que se dizem aliadas convenientemente parecem ignorar que a mudança acontece a partir de pequenos gestos cotidianos e que todo mundo faz parte da construção de um mundo melhor.
Talvez estas pessoas acreditem que a igualdade só é legítima se assegurada por lei, que esta luta por direitos seja judicial. As leis se fazem necessárias ao institucionalizar um comportamento que não está internalizado no cotidiano das pessoas. Ou seja, apesar de ter uma demanda contemplada por uma lei ser algo positivo, esta só se faz necessária pois as pessoas não questionam seus próprios atos.

O dia da mulher, por seu caráter político, não deveria ser restringido a apenas um dia do ano. A luta contra as diversas opressões que nos cercam; que se não nos afetam diretamente, afetam as pessoas ao nosso redor; precisa ser todos os dias. Não podemos nos calar frente a qualquer tipo de discriminação, devemos nos tornar nós mesmos, em corpo e alma, verdadeiros campos de batalha por um mundo melhor.

Anúncios

Uma resposta para “Dia Internacional da Mulher

  1. Aquela nos da a vida, que cuida, ensina. è a força que move a familia, a beleza, a sensibilidade. Parabens mulher! A irma, a esposa fiel, a mae, a rainha. Parabens pelo seu dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s