O que é cissexismo?

Muitos de vocês nunca devem ter ouvido falar em cissexismo, ou talvez até tenham visto o termo de relance em algum comentário ou discussão. Não tenho a pretensão de explicar o que é cissexismo, mas contextualizar o cenário atual em termos da necessidade da despatologização das identidades trans.

A criação do termo “cisgênero” surge como uma resposta à segregação das pessoas trans* na sociedade, com o intuito de demonstrar a arbitrariedade do conceito, ao se considerar que o gênero é construído socialmente, não determinado biologicamente. É importante ressaltar que a criação do termo também serve para sinalizar, e desconstruir, o sistema binário (cis-trans) que existe, ao tornar exóticas as identidades trans, e, portanto, necessário tratamento, ao mesmo tempo que naturaliza as identidades cis. Etimologicamente falando o termo é apropriado, pois o prefixo trans- é um elemento que significa além de, para além de, em troca de, ao través, para trás, através. Em contrapartida, cis- é o prefixo empregado nos nomes geográficos, e que significa para cá ou aquém de. Esta correlação de prefixos também é utilizada em isomeria geométrica (ou cis-trans), nas aulas de química. Um efeito curioso é que ambos os prefixos só fazem sentido em relação a um eixo, podendo ter valores diferentes de acordo com a posição relativa do observador.

De forma bastante resumida uma pessoa cisgênera tem o sentimento subjetivo de pertencer ao gênero a qual foi designada ao nascer. Vale ressaltar que a identidade de gênero não tem qualquer relação com a orientação sexual.

O cissexismo é a forma de sexismo que atinge diretamente as pessoas que estão sob o guarda-chuva trans*. São as microagressões cotidianas que estas pessoas passam, como, por exemplo, na emissão de documentos, na invalidação do seu gênero, na pressão social para que estas pessoas se adequem ao binário de gênero (a crença de só existem homens e mulheres, e que estes são mutuamente excludentes) ou até para ir ao banheiro. O cissexismo, muito além do seu preconceito pessoal (ou da ausência dele), está localizado na opressão sistemática. Uma das principais ferramentas de opressão institucionalizada é a patologização das identidades trans, ao permitir todas estas microagressões sob a luz da lei, da medicina e da tríade psi (psicologia, psiquiatria e psicanálise).

Não lutar ativamente para desmantelar um sistema de opressões do qual você se beneficia é ser conivente com este. Em outras palavras, você está perpetuando a opressão, desconsiderando se você sente ou não afeto pelas pessoas oprimidas.

Para uma compreensão maior e melhor do que é o cissexismo eu recomendo o texto escrito pela Hailey, do Transfeminismo. Leia em: http://transfeminismo.com/o-que-e-cissexismo/

Anúncios

Uma resposta para “O que é cissexismo?

  1. cissexismo deveria estar incluso no programa de educação sexual das escolas. mas tem o problema: que programa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s