Cissexismo: meu relato.

As identidadades trans* são amplamente utilizadas como recurso humorístico. A estigmatização, e portanto exotificação, é tão grande que apenas a presença de uma personagem fora da norma é considerada suficiente como ferramenta de alívio cômico. A Flávia, uma das autoras do inteligente e bem humorado Ativismo de Sofá, escreveu um post super comovente contando a história dela, enquanto professora, com uma aluna trans*.

“De tudo que ela disse, eu só consigo me lembrar com exatidão do sentido de uma parte da bronca: “Aquele rapaz se chama Fernando, F-E-R-N-A-N-D-O, e eu acho um absurdo quem não o chama assim. Na identidade dele tá assim e eu não vou compactuar com essa pouca vergonha. Eu faço chamada todos os dias e o chamo pelo nome que ele tem, por aquilo que ele é: um homem. Sem-vergonha, com problemas mentais, o que seja: aquilo ali NÃO é mulher”.”

Leia o post completo em: http://ativismodesofa.blogspot.com.br/2012/08/cissexismo-meu-relato.html

Giro de notícias:
O caso de CeCe McDonald: em inglês, em português
O caso de Fernanda Milan: vídeo em inglês, post em português
G1: Travesti é morto com uma pedrada em Ariquemes, RO
UOL: Corpo de travesti é encontrado por populares em estrada
R7: Executivo inglês mata noiva sufocada após descobrir que ela era transexual

Deixe um comentário

